terça-feira, 7 de abril de 2015

Enigmas Bíblicos



Na minha mocidade, os professores da Escola Bíblica Dominical, utilizavam durante as aulas um teste chamado de charadas bíblicas, termo já em desuso na língua portuguesa que também pode ser chamado de enigmas bíblicos. As perguntas com cunho teológico, para testar os conhecimentos bíblicos dos alunos eram feitas num domingo e tínhamos a semana inteira para pensar e achar a resposta. No outro domingo, respondíamos uma e ele já fazia outra. Quem acertava, ganhava um brinde, geralmente um livro, uma caixinha de promessa ou um chaveiro com dizeres da Bíblia.
Lembrei-me de algumas daquelas charadas e resolvi publicá-las para testar a nova geração de crentes:

1 – Quando o caminho cansou, o pão teve fome e a água teve sede?
2 – A chave é de madeira, a porta é de água. A caça passou e o caçador ficou. O que é?
3 – Quem não teve mãe, pai, irmãos, cunhados e sogros?
4 – Um nasceu e não morreu e outro morreu e não nasceu!
5—Comigo 1 só. De mim vieram 7 e 7 se foram. Vieram 3 e 3 se foram. Para mim vieram 3 e 3 ficaram 7 dias e 7 noites. De mim vieram 10 e 10 ficaram pelo resto dos meus dias. Quem sou eu?
6—Quando foi que os moabitas ficaram sem ar?
7 – Qual a mulher que criou asa?
8—Não era cega, era muda, Não era mudo, era cego. O cego bateu na muda. A muda falou e o cego enxergou. Quem são?
9 – Qual animal na Bíblia não nasceu, viveu, comeu e não morreu?
10 – Quando a morte deu vida ao morto?

Respostas

1 – Jesus quando chegou no poço de Jacó e encontrou a Samaritana.
2 – Travessia do mar Vermelho
3 – Adão
4 – Enoque e Adão
5 – Jó
6 – Quando a cidade de AR foi tomada
7 – A mãe de Asa, rei de israel
8  - A mula e Balaão
9 – A serpente em que se transformou a vara de Moisés, diante do Faraó.
10 – Os ossos de Eliseu ressuscitaram um morto.


Deixei de mencionar as referências bíblicas, para que possam pesquisar, como eu pesquisava...........
-Continua em Enigmas Bíblicos II.

25 comentários:

  1. Muito maravilhoso sua publicação. Que o Senhor te abençoe e guarde.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, vou fazer uma gincana no Natal e vou utiliza-las, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. A resposta de número 4, também poderia ser: O profeta Elias e Eva.

    Meu E-mail: aesteves60@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Deixo duas perguntas bíblicas para os irmãos interessados :

    1- 'São, um homem e uma mulher, ambos com o mesmo nome - um deles é profeta. Quem são?

    3- Dois profetas duma mesma família ficaram leprosos. Quais os seus nomes.

    Responda para meu E-mail: aesteves60@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Uma inédita:
    Quando foi que o galo cantou e o mundo inteiro ouviu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No jardim do edem e na arca de Noé

      Excluir
    2. essa é fácil:Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia ? ...

      Excluir
  6. Muito interessante Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom vou usa-las no culto dos jovens

    ResponderExcluir
  8. Deixo perguntas..mas antes gostaria de parabenizar o autor das charadas..muito interessante..
    Qual o sentido da palavra Milagre? R:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como responder pois milagre não tem como explicar simplesmente acontece...
      Minha opinião

      Excluir
  9. Muito bom👏 gostei, Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  10. Quem são os cordeiros citados em João 19 quando Jesus pergunta se Pedro o ama?

    ResponderExcluir
  11. Veio na hora certa pois amo desafio.

    ResponderExcluir